Ícone de carregamento
Carregando...

AIR Center

Kassab assina declaração para avanço do AIR Center

Brasil e mais seis países assinaram nesta segunda-feira a Declaração de Praia, que estabelece avanços para a implementação do Centro Internacional de Pesquisas Atlânticas (AIR Center).

noticias | 08 maio 2018

Kassab assina declaração para avanço do AIR Center

FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião na capital de Cabo Verde, o ministro Gilberto Kassab assinou a Declaração de Praia, que estabelece avanços para a implementação do Centro Internacional de Pesquisas Atlânticas (AIR Center). Reunidos na capital de Cabo Verde para o 3º Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, representantes de Angola, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, África do Sul e Espanha também assinaram a declaração. O objetivo é concentrar esforços para definir um programa científico e identificar iniciativas concretas para implementação do AIR Center.

A organização científica a ser instalada em Açores, Portugal, deve abarcar pesquisas nas áreas espacial, de mudanças climáticas e de energia. Além disso, a Declaração de Praia prevê outras áreas com potencial de inclusão no programa científico do AIR Center: recursos marinhos e biodiversidade; oceano limpo e saudável; observação de oceanos; sistemas de energia sustentáveis; e ciência de dados.

Projetos

Kassab defendeu a adesão de todos os países banhados pelo Oceano Atlântico ao AIR Center. Além disso, destacou que iniciativas de implementação devem ser definidas antes da próxima reunião, prevista para novembro, nas Ilhas Canárias, na Espanha: “Mesmo que sejam de curto prazo, os projetos devem garantir a adesão de outros países ao AIR Center e alcançar resultados expressivos”, explicou.

Para o ministro, o AIR Center deve atuar como um facilitador, uma rede de organizações científicas que traga sinergia a iniciativas já existentes. Ele defendeu, por exemplo, a unificação de sistemas de observação em todo o Atlântico, a troca de dados, a criação conjunta de novas tecnologias, além da formação de pessoal.

O programa tem como países fundadores África do Sul, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Índia, Nigéria e Reino Unido. A expectativa é de que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.

Fonte: MCTIC