Ícone de carregamento
Carregando...

Entrevista

Gilberto Kassab fala sobre ações do Ministério à TV NBR

Ministro foi o entrevistado do programa "Por Dentro do Governo"

noticias | 10 janeiro 2018

Kassab fala sobre ações do Ministério à TV NBR

FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista ao programa Por Dentro do Governo, da TV NBR, nesta quarta 10/01, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, falou sobre os programas Internet Para Todos e de Aceleração de Partículas, e a importância do satélite brasileiro lançado no ano passado, dentre outras ações do Ministério.

Uma das iniciativas abordadas foi a migração de rádios AM para FM. Segundo Kassab, o governo federal vai reabrir o prazo para que os proprietários de rádios que ainda operam na faixa AM solicitem a migração para a FM. Nos próximos dias, o governo publicará um decreto dando prazo de 180 dias para que os interessados façam a solicitação. “Todos terão a oportunidade de fazer a migração a partir de agora”, disse. O ministro também destacou os benefícios: melhor prestação de serviços e qualidade de som aperfeiçoada. “A comunicação cada vez mais é local, as empresas são locais e, quando migra da AM para a FM, o sinal atinge menores distâncias, mas melhora sensivelmente a qualidade, há bem menos interferências”, explicou. “Além disso, o custeio da rádio é mais baixo, e com os equipamentos mais baratos, sobra [mais recursos] para a rádio contratar mais profissionais e fazer uma programação melhor”, acrescentou Kassab.

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Durante o programa, o ministro Gilberto Kassab revelou que nos próximos dias será assinado o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. “É uma lei inovadora. Esse decreto regulamenta toda a legislação e nos dá oportunidade de ter uma operação muito mais inteligente e racional de todo o sistema da ciência brasileira”, disse.

Segundo o ministro, há anos a legislação nessa área precisava ser atualizada. “Ela consolida uma retaguarda do governo brasileiro para que a ciência do país, seja ela vinculada aos investimentos públicos ou privados, possa continuar avançando e gerando importantes ações que promovam o desenvolvimento do país”, argumentou.

Correios

O ministro também falou sobre a questão dos Correios, e disse que a privatização da estatal não é assunto em debate dentro do governo federal. “Na presente gestão, estamos recuperando os Correios”, esclareceu.

Kassab explicou que a função dos Correios deve ser reestudada e que, naturalmente, algumas funções vão desaparecer, “seja com privatização, parceria ou extinção”. “É natural que, com o passar do tempo, os Correios foram mudando o seu objetivo. Há alguns séculos, eles entregavam cartas, hoje ainda entregam muitas cartas, ainda é a principal fonte de receita, mas cada vez mais temos outras atividades importantes, como por exemplo, a logística”, disse.

“Impomos aos Correios uma rigorosa recuperação e sua administração financeira foi melhorada. A operação negativa está em R$ 1 bilhão, mas estamos em ajustes, como a venda de imóveis e o ajuste do plano de saúde, o que nos permitirá chegar ao equilíbrio”, completou.

Veja a entrevista na íntegra:

 

 

Fonte: Agência Brasil e site do PSD