Ícone de carregamento
Carregando...

Gestão hídrica

Kassab participa do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Ministro participou de painel que tratou do diálogo político e científico como chave para superar os desafios hídricos globais.

noticias | 20 março 2018

Kassab participa do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira, 19 de março, o ministro Gilberto Kassab defendeu a construção de uma agenda política para enfrentar os desafios da gestão de recursos hídricos durante o Fórum Mundial da Água. Kassab participou do painel de alto nível “Diálogo político e científico como chave para superar os desafios hídricos globais e apoiar a tomada de decisões”. Segundo o ministro, a gestão da água será, em breve, o maior problema do planeta.

“O mundo precisa se preparar para ter na água um fator de convergência e não de divergência. Esse fórum é um momento emblemático que mostra que o mundo caminha para a convergência, no sentido de trocar conhecimentos e formar recursos humanos para encontrarmos soluções. Esse evento é a porta de entrada para a visão de uma política pública”, disse Kassab.

Crise hídrica

No evento, ele lembrou a crise hídrica que atingiu a região Sudeste, que concentra 40% da população brasileira, há cinco anos. “Com essa crise, buscamos corrigir distorções, e foram realizados mais investimentos e programas conscientização”, explicou. Entre estes investimentos, Kassab citou o projeto de integração do rio São Francisco. “O semiárido produz apenas 3% da água para população. No momento, temos obras de infraestrutura em vários pontos do país. Em médio prazo teremos melhor equilíbrio da questão da água. Porém, são medidas paliativas. O Brasil precisa de ações integradas com outras nações para encontrar parte da solução. Sabemos que a água é um problema mundial.”

Fonte: MCTIC