Ícone de carregamento
Carregando...

Internet

Ministro Kassab firma parceria para acelerar inovação

Acordo vai triplicar número de residências conectadas por fibra óptica e dobrar número de localidades de banda larga móvel.

noticias | 29 dezembro 2017

Ministro Kassab firma parceria para acelerar inovação

FacebookTwitterWhatsApp

“Conectividade é um direito fundamental do cidadão e uma oportunidade indispensável de acesso ao conhecimento”: a frase é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante assinatura de parceria com a Huawei do Brasil em 29 de dezembro, em São Paulo.

O ministro e o diretor-executivo da Huawei do Brasil, Wei Yao, assinaram um memorando de entendimento que abrange estudos de viabilidade técnica e econômica para a expansão e a melhoria da banda larga no território brasileiro, por meio da tecnologia 5G e de redes de fibra óptica.

O acordo de cooperação, que tem validade de cinco anos, determina áreas de interesse mútuo e também inclui recomendações de políticas públicas para fomentar aplicações de cidades inteligentes e seguras, a adoção massiva da computação em nuvem e a preparação do ecossistema de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), assim como a capacitação técnica de talentos de TICs.

A parceria promoverá, ainda, a expansão do uso de redes e dos serviços de telecomunicações de interesse público, triplicando o número de residências conectadas por fibra óptica e dobrando o número de localidades de banda larga móvel, em benefício da população brasileira.

“O ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está empenhado em levar conectividade a todo o país com o programa Internet para Todos, a ser lançado no início de 2018. E a parceria com a Huawei abre caminho para investimentos voltados à inclusão digital e social, a partir de estudos e recomendações que podem nos ajudar a conectar ainda mais gente”, disse Kassab.

 

Fonte e foto: ASCOM/MCTIC