Ícone de carregamento
Carregando...

Roda Viva

No Roda Viva, Kassab destaca ações do Ministério

No programa de entrevistas da TV Cultura, ministro falou sobre os avanços de sua gestão, como a implantação do programa Internet Para Todos, e também sobre o cenário eleitoral

noticias | 06 março 2018

No Roda Viva, Kassab destaca ações do Ministério

FacebookTwitterWhatsApp

Entrevistado nesta segunda-feira, 5 de março, por jornalistas das áreas de tecnologia, comunicações e de política, o ministro Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, destacou avanços de sua gestão no ministério e falou sobre os possíveis cenários para as eleições deste ano em São Paulo e no plano federal.

Questionado sobre o papel do Brasil na chamada 4ª Revolução Industrial, Kassab lembrou as ações do seu Ministério para que o país seja protagonista neste processo. “É a revolução de Internet das Coisas. Juntos, o Ministério, o Governo e as universidades, avançamos bastante. Com financiamento do BNDES, estamos finalizando o projeto que insere o país no mundo da Internet das Coisas. Esse setor deve movimentar US$ 200 bilhões na nossa economia”, afirmou.

Veja a íntegra da entrevista de Kassab ao programa Roda Viva:

O Roda Viva foi ao ar a partir das 22h15 da noite de quinta-feira, com apresentação do jornalista Augusto Nunes. Na bancada de entrevistadores estavam os jornalistas Thais Bilenky, repórter de política da Folha de S.PauloSilvio Navarro, editor da TVejaVera Magalhães, colunista do jornal O Estado de S. PauloEthevaldo Siqueira, comentarista da Rádio Eldorado especializado em comunicações e meios digitais; e Renato Cruz, do site Inova.jor, especializado em ciência e tecnologia.

Avanços

Durante a entrevista, Kassab também falou sobre a ampliação do alcance das conexões de internet no Brasil, com a implantação do programa Internet Para Todos. O projeto levará, com o uso de antenas ligadas ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), internet de banda larga a todas as regiões do País que não têm acesso à internet, com baixo custo, além dos equipamentos públicos de educação e de saúde. “Nosso satélite tem uma capacidade tão grande que supera a soma de todos os satélites privados que operam no Brasil, e dá capacidade ao Ministério da Defesa, parceiro desta iniciativa, de monitorar todas as nossas fronteiras, e melhorar o enfrentamento do contrabando e do tráfico de drogas, por exemplo”, lembrou. Na próxima semana devem ser assinados os primeiros dois mil contratos com prefeituras para a instalação de antenas.

O ministro falou ainda das ações pela modernização da Lei Geral de Telecomunicação, em tramitação no Legislativo, para corrigir distorções como a obrigatoriedade da instalação de telefones públicos, os chamados orelhões, e da modernização do modelo de tributação para os setores de tecnologia e comunicações. Ele lembrou do grande sucesso que vem sendo atingido com o desligamento do sinal analógico de TV, substituído pelo sinal digital, com som e imagem de qualidade superior sem custo aos telespectadores, e com a migração de rádios AM para FM.

Questionado sobre política, o ministro enfatizou a qualificação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como possível candidato a presidente, mas afirmou que caso esta candidatura não se viabilize, é muito provável uma aliança do PSD com o candidato do PSDB, que deve ser o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em coligação que deve se repetir no plano estadual.

Fonte: Site do PSD