Ícone de carregamento
Carregando...

Tecnologia

Kassab defende estímulo ao setor de nanotecnologia

Ministro participou do lançamento do Plano de Ação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em Brasília. Projeto tem prazo de execução até 2022.

noticias | 04 outubro 2018

Para Kassab, investimento em nanotecnologia pode acelerar desenvolvimento econômico

FacebookTwitterWhatsApp

Em lançamento do Plano de Ação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em Brasília, nesta terça-feira, o ministro Gilberto Kassab afirmou que o desenvolvimento da nanotecnologia tem potencial para ampliar as oportunidades de crescimento econômico do país: “As tecnologias convergentes e habilitadoras são aquelas capazes de causar mudanças tecnológicas e radicais com potencial para gerar um ciclo acelerado de desenvolvimento. Em breve, o MCTIC também lançará planos de ação voltados a fotônica, materiais avançados e manufatura avançada”.

Para Kassab, o desenvolvimento da nanotecnologia passa pela união de esforços entre poder público, institutos de pesquisa e setor produtivo. Por isso, o MCTIC assume papel central como articulador de iniciativas que estimulem o setor no Brasil.

“A nanotecnologia está presente em qualquer atividade econômica, nas mais diversas circunstâncias necessárias para o desenvolvimento do país. O ministério tem contribuído muito para promover o desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil em parceria com iniciativa privada e academia. Esse encontro é a oportunidade para que possam ser estabelecidas e definidas perspectivas e metas para o futuro”, disse o ministro.

Construído a partir da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e com prazo de execução até 2022, o Plano de Ação de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras define estratégias e áreas prioritárias para receber investimentos: saúde e meio ambiente; defesa e segurança pública; energia e mobilidade; agricultura; descoberta inteligente de novos materiais; e mapeamento geológico marinho.

Um levantamento feito pelo MCTIC apontou que mais de R$ 149 milhões foram investidos em nanotecnologia por meio da utilização da Lei do Bem, e 179 patentes foram geradas em nanotecnologia desde a formação do SisNano (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias), que reúne os representantes dos laboratórios participantes da iniciativa, em 2012.

Fonte: MCTIC